segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Nosso Jogo










Nosso Jogo 





     Quando nosso mestre nos pediu para embarcarmos no ambicioso projeto de criar um programa/jogo, senti várias coisas. A primeira delas é que eu tinha absoluta certeza de que não faia a menor ideia de como sequer começar. A segunda era a de que eu precisava pisar mais na aula, ouvir mais, participar efetivamente, acho que tenho estado muito aéreo, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo na vida e tenho a impressão de que quanto mais velho fico maior a quantidade de coisas e maior a intensidade com as quais elas acontecem. A terceira e mais feliz constatação/sentimento, foi a de que, a despeito do que havia pensado, a matéria (componente curricular, como chamam aqui na UFSB) me possibilitaria utilizar muito mais minha imaginação do que havia imaginado que o faria. Tenho sentido a necessidade de exercitá-la como outrora, tirar as teias, a poeira, esticar os tendões da minha imaginação que mal têm conseguido andar sem arrastar os pés, carcomida, caquética, desnutrida.
     Quando definimos que o público alvo seriam crianças em fase de alfabetização, eu pensei: o layout do jogo poderia ser bem intimista, como se ela, a própria criança, pudesse se sentir como autor da história, que se desvendaria ali, na sua frente, o que aumentaria a imersão (idéia inspirada no jogo que se tornou um grande sucesso de 2017: ‘Cuphead’, que possui gráficos minimalistas e simplistas, quase parecendo um cartoon de 1950).
     Encontramos bastante material, em especial um resumo de uma conferência da USCP de 2013 envolvendo profissionais da área da educação tratando justamente sobre o assunto da alfabetização e da utilização de historinhas como ferramentas nesse processo. Isso serviu tanto de base quanto de inspiração para que tivéssemos um norte ao criar o NOSSO PRÓPRIO JOGO DE SUCESSO... HEEHE... To be continued...





 


 Cuphead














Links:

http://www.metacritic.com/game/pc/cuphead

Imagem extraída de :

https://static.gamespot.com/uploads/original/536/5360430/2889873-cuphead-flower1.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O peso das coisas

    Chegando no fim do quadrimestre, a faculdade fica vazia, eu fico nostálgico com tudo o que aconteceu, com as coisas que se foram, ...