Nosso Jogo
Quando nosso mestre nos pediu para embarcarmos no ambicioso projeto de criar um programa/jogo, senti várias coisas. A primeira delas é que eu tinha absoluta certeza de que não faia a menor ideia de como sequer começar. A segunda era a de que eu precisava pisar mais na aula, ouvir mais, participar efetivamente, acho que tenho estado muito aéreo, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo na vida e tenho a impressão de que quanto mais velho fico maior a quantidade de coisas e maior a intensidade com as quais elas acontecem. A terceira e mais feliz constatação/sentimento, foi a de que, a despeito do que havia pensado, a matéria (componente curricular, como chamam aqui na UFSB) me possibilitaria utilizar muito mais minha imaginação do que havia imaginado que o faria. Tenho sentido a necessidade de exercitá-la como outrora, tirar as teias, a poeira, esticar os tendões da minha imaginação que mal têm conseguido andar sem arrastar os pés, carcomida, caquética, desnutrida.
Quando definimos que o
público alvo seriam crianças em fase de alfabetização, eu pensei: o layout do
jogo poderia ser bem intimista, como se ela, a própria criança, pudesse se
sentir como autor da história, que se desvendaria ali, na sua frente, o que
aumentaria a imersão (idéia inspirada no jogo que se tornou um grande sucesso
de 2017: ‘Cuphead’, que possui gráficos minimalistas e simplistas, quase
parecendo um cartoon de 1950).
Encontramos bastante
material, em especial um resumo de uma conferência da USCP de 2013 envolvendo
profissionais da área da educação tratando justamente sobre o assunto da
alfabetização e da utilização de historinhas como ferramentas nesse processo.
Isso serviu tanto de base quanto de inspiração para que tivéssemos um norte ao
criar o NOSSO PRÓPRIO JOGO DE SUCESSO... HEEHE... To be continued...
Cuphead
Links:
http://www.metacritic.com/game/pc/cuphead
Imagem extraída de :
https://static.gamespot.com/uploads/original/536/5360430/2889873-cuphead-flower1.png
Nenhum comentário:
Postar um comentário